Nesta segunda-feira a população de Toronto, no Canadá, elegerá o seu novo prefeito. Dentre os mais de 100 candidatos que disputam a vaga está a pequena cadela Molly. A cadela da raça Husky tem seis anos e tem como principal proposta de campanha “parar o ataque de sal” nas estradas da cidade durante o inverno.
O sal é comumente usado em estradas durante o inverno rigoroso porque ajuda a derreter o gelo e a neve, tornando as estradas mais seguras para viagens. No entanto, o uso excessivo de sal pode ter impactos ambientais, como danos à vegetação e aos ecossistemas aquáticos. Além disso, argumenta Heaps, pode machucar as patas de cães de patas sensíveis como Molly.
Sua campanha também propõe uma solução para a inacessibilidade à moradia, um aumento de impostos sobre empresas bilionárias e a proibição de sistemas de aquecimento de combustíveis fósseis em novas residências e prédios comerciais.
Se ele vencer, afirma, designará Molly como a primeira prefeita honorária canina da cidade. “Acho que a prefeitura tomaria decisões melhores se houvesse um animal na sala”. Heaps disse que esta eleição é uma oportunidade que ele simplesmente não pode perder.
É a primeira eleição suplementar na história de Toronto desde que sete municípios se uniram para formar o que é coloquialmente conhecido como “mega-cidade” há 25 anos. O concurso foi convocado após a renúncia de John Tory, prefeito da cidade nos últimos oito anos.