
O deputado Cabo Gilberto Silva (PL) protagonizou um momento de tensão ao ser questionado pelo correspondente do BNEWS em Brasília, Humberto Sampaio, sobre o respeito às decisões judiciais no Brasil. A pergunta foi feita durante uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (5), na Câmara dos Deputados.
Na ocasião, Cabo Gilberto anunciava, ao lado de outros parlamentares, um pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O clima esquentou quando Humberto perguntou: “Quando virou facultativo descumprir ordem judicial no Brasil?”
A pergunta foi referente às reações contrárias à recente decisão de Moraes, que colocou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em prisão domiciliar, e à postura de alguns parlamentares da direita diante de decisões judiciais.
Surpreso e visivelmente incomodado com o questionamento, o deputado levou alguns segundos para responder. No vídeo registrado, ele rebateu com críticas ao ministro e tentou justificar a iniciativa do pedido de impeachment:
“Uma vergonha o que esse ministro está fazendo no Brasil. Nós estamos apresentando esse processo de impeachment com provas concretas, através da própria decisão do ministro, ditador da toga, Alexandre de Moraes”, afirmou Cabo Gilberto.
O parlamentar ainda alegou que a medida teria sido motivada por supostas decisões ilegais do ministro contra parlamentares:
“Somos cinco parlamentares que assinamos um processo de impeachment por ele ter determinado a nossa prisão e proibido manifestações públicas. Eu estava na Paraíba, outro deputado estava no Mato Grosso, e ainda assim ele mandou prender. Isso é inconstitucional”, disse, referindo-se à atuação do STF em atos relacionados aos ataques à democracia.
Veja como foi:
Ver essa foto no Instagram
➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp
📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.