Baía da Traição
Foto: Reprodução

Uma ação conjunta deflagrada na última terça-feira, 9 de setembro, mobilizou órgãos federais para combater crimes ambientais na região do Litoral Norte paraibano. A ação, focada na fiscalização de áreas de carcinicultura (criação de camarão em cativeiro), ocorreu nas localidades de Tramataia e Camurupim, no município de Marcação-PB, no território da Baía da Traição.

A ofensiva contou com a participação da Polícia Federal (PF), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI).

O alvo principal da fiscalização foram os viveiros de cultivo de camarão situados nas proximidades de comunidades indígenas e de populações tradicionais localizadas às margens do estuário do rio Mamanguape. As equipes investigaram a regularidade das atividades, o cumprimento da legislação ambiental e os potenciais impactos da carcinicultura no ecossistema local, que é uma área de grande relevância ecológica e cultural.

Até o momento, não foram divulgados balanços sobre possíveis autuações, multas ou embargos resultantes da operação

 

➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp

📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.