O Governo Federal reconheceu, nesta quarta-feira (26), situação de emergência em mais 13 cidades da Paraíba devido aos efeitos da estiagem prolongada. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União e amplia para 18 o número de municípios paraibanos afetados apenas nas últimas semanas.
Na semana anterior, outras cinco cidades já haviam sido incluídas na lista — Alcantil, Bananeiras, Barra de São Miguel, Cachoeira dos Índios e Jericó — após registrarem severa redução de chuvas e prejuízos diretos à população.
Os novos municípios reconhecidos pelo Governo Federal são: Gado Bravo, Joca Claudino, Juazeirinho, Livramento, Olivedos, Passagem, Poço Dantas, Princesa Isabel, Riacho dos Cavalos, São Bento, São José de Princesa, São José do Bonfim e São José dos Cordeiros.
Com o decreto de emergência, as prefeituras passam a ter acesso facilitado a recursos federais para ações de defesa civil, como compra de água potável, cestas básicas, kits de higiene, limpeza e dormitório, além de apoio a equipes de assistência. Os pedidos devem ser encaminhados por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), plataforma oficial de solicitação e análise dos planos de trabalho.
Veja também:
Após o envio dos dados, a Defesa Civil Nacional avalia a pertinência das metas apresentadas e o valor solicitado. Havendo aprovação, uma nova portaria é publicada no DOU formalizando a liberação dos recursos.
A ampliação do decreto reforça o alerta sobre o avanço da seca no estado e a necessidade de ações emergenciais para garantir o abastecimento e a segurança alimentar da população atingida.
➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp
📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.


