Na imagem, o senador Veneziano Vital do Rêgo

O senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo (MDB), vice-presidente do Senado Federal, confirmou sua presença no ato que acontecerá na tarde desta segunda-feira (8), em Brasília-DF, para lembrar dos atos antidemocráticos promovidos nas sedes dos três poderes da República há um ano. O senador lembra que na ocasião ele exercia a função de presidente do Senado Federal e destacou a importância de lembrar eventos como aqueles vividos no Distrito Federal para garantir que a história não se repita no Brasil.  

“Me encontro em Brasília, vim para participar do evento que será realizado pelo Senado Federal em parceria com a Presidência da República, com a Câmara dos Deputados o Supremo Tribunal Federal e outras instituições alusivo ao dia 8 de janeiro”, explicou Veneziano.  

De acordo com o senador, há um ano a democracia brasileira era atacada por pessoas que depredaram as casas dos poderes políticos e judiciário brasileiro. Para Veneziano o desejo das milhares de pessoas que invadiram a Praça dos Três Poderes em Brasília naquele dia era criar um clima de instabilidade suficiente para que se pudesse haver um golpe de Estado no Brasil. 

Para Veneziano o Brasil conseguiu resistir a qualquer tentativa de golpe graças a uma forte resistência dos líderes das instituições públicas brasileiras e para ele o que se comemora neste dia é a vitória na reação à tentativa de um golpe quando a democracia se viu vitimada. Ouça abaixo o áudio com a fala de Veneziano: