Guga Pet afirmou que o convite para o filho assumir a pasta teria sido condicionado à sua desfiliação do Progressistas, exigência que não foi aceita pelo vereador.

O vereador Guga Pet (PP) anunciou, na noite desta terça-feira (13), apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP) como pré-candidato ao Governo da Paraíba em 2026 e ao governador João Azevêdo (PSB) como pré-candidato ao Senado Federal.

A declaração foi feita cerca de 24 horas após o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), nomear Carlos Ítalo Suassuna de Oliveira — filho do parlamentar — como secretário da Secretaria Municipal de Cuidado e Proteção Animal da Capital.

Em nota divulgada à imprensa, Guga Pet afirmou que o convite para o filho assumir a pasta teria sido condicionado à sua desfiliação do Progressistas e à garantia de que disputaria as eleições de 2026 por outra legenda. Diante do cenário, o vereador disse que decidiu permanecer no PP, após deliberação com seu grupo político.

“Após a decisão de deixar o cargo de Secretário de Causa Animal para retornar à Câmara Municipal de João Pessoa, o prefeito Cícero Lucena indicou Italo Oliveira, idealizador do projeto ‘Paraíba Contra Maus-tratos’ e reconhecido defensor da causa animal, para assumir a titularidade da pasta. No entanto, o convite estava condicionado ao meu afastamento do Partido Progressista, do qual sou filiado, e à definição de que eu disputasse as eleições de 2026 por outra legenda que não a minha atual”, declarou.

Segundo o vereador, a decisão foi tomada “de forma unânime” pelo grupo de apoio. Com isso, ele reforçou alinhamento com a estratégia partidária e o projeto político da base estadual.

“Reafirmamos, neste momento, nosso compromisso com a decisão partidária de apoio ao projeto político do atual vice-governador Lucas Ribeiro, pré-candidato ao Governo do Estado da Paraíba, bem como anunciamos apoio à pré-candidatura de João Azevedo Lins, atual governador, ao Senado Federal”, destacou.

Apesar do movimento político, Guga Pet também registrou agradecimentos ao prefeito Cícero Lucena e ao vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, citando a relação institucional mantida com a gestão municipal.

Ao final, o parlamentar reforçou o discurso de continuidade do trabalho na Câmara e da atuação em defesa da causa animal, ressaltando a votação histórica que obteve.

“À população de João Pessoa, reforço meu compromisso com os 10.320 votos que me tornaram o vereador mais votado da história da Paraíba, e meu compromisso de continuar defendendo, na Câmara Municipal, aquilo em que acreditamos”, concluiu.