A Câmara municipal de Santa Rita (CMSR) realizou nesta sexta-feira (10) a aguardada eleição para a Mesa Diretora. Os 19 vereadores eleitos estiveram presentes na sessão, que foi marcada pela presença expressiva da população, que ocupou as galerias para acompanhar o processo. O vereador Epitácio Viturino (PP) foi eleito presidente da Casa Legislativa para o primeiro biênio da legislatura (2025-2026) e obteve 10 votos contra 9 do colega de partido, Flávio Panta.
A Nova Mesa Diretora será composta ainda por: Irmão Josivaldo, como 1º vice-presidente; Wagner de Bebé (PSD), como 2º vice-presidente; Cleidinha de Digão (PDT), como 3ª vice-presidente; Dr. João Alves (PSDB), como 4º vice-presidente; Anderson Liberato (Mobiliza), como 1º secretário; Clóvis de Loi (MDB), como 2º secretário; David Santana (PT), como 3º secretário; e Alisson Gomes (Republicanos), como 4º secretário.
Leia Também:
- Confusão: Tumulto marca posse de novos vereadores em Santa Rita
- Espaço no Governo: Ex-prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, é nomeado para secretaria na nova gestão Jackson Alvino
A eleição aconteceu após uma série de turbulências. O desembargador José Guedes Cavalcanti Neto, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), suspendeu na quinta-feira (9) o Projeto de Resolução 06/2024, que alterava as regras para o pleito. Ele apontou irregularidades no regimento interno, destacando a falta de publicidade e transparência nas alterações, o que comprometeu a lisura do processo legislativo.
O processo de escolha da Mesa Diretora enfrentou adiamentos e impasses desde a posse dos novos vereadores, no dia 1º de janeiro. Na quarta-feira (8), a eleição foi adiada por falta de quórum, alimentando a tensão no Legislativo municipal. Contudo, a definição ocorreu nesta sexta, encerrando a instabilidade e garantindo a escolha da nova presidência da Câmara.
A modificação previa um quórum qualificado de 13 vereadores para a eleição, o que vinha dificultando a realização da votação. Antes disso, a eleição havia sido adiada por três vezes. Os dois parlamentares do PP, mas estavam em campos opostos no processo. Epitácio Viturino foi o primeiro a apresentar candidatura à presidência da Casa e contava com o apoio de parlamentares da oposição ao prefeito Jackson Alvino (PP).
Com a decisão do TJPB, o chamado ‘grupo dos 8’ decidiu participar. Nesse grupo estão os vereadores Anésio Miranda (PP), Bruno O Filho de Cicinha (PP), Flávio Panta (PP) e Marinaldo (PP), que são do partido do prefeito e mais fieis a Alvino, bem como Jaqueline Justino (PSD), Lemoel Ludovico (DC), Boquinha Filho de Walter Cruz (PDT) e Otávio Bernardino (PDT).