Um dos remanescentes do forró autêntico, o cantor Alcymar Monteiro não costuma ter papas na língua quando o assunto é a defesa da cultura nordestina. Na noite desta segunda-feira (12), em entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan, o forrozeiro não deixou de opinar sobre as duas maiores festas juninas do Nordeste, realizadas pelas cidades de Campina Grande, na Paraíba e Caruaru, em Pernambuco.
Questionado sobre qual das duas festas estaria representando melhor a cultura junina, Alcymar não titubeou, e afirmou que Campina Grande está na frente da cidade pernambucana.
“Uma cenografia linda, a bodega, o mercado, eu nunca vi aquilo em lugar nenhum. Campina Grande está de parabéns, uma cenografia linda, eu abri um show lindo, com um público maravilhoso, receptivo, uma estrutura de hotel maravilhosa. Em Campina Grande está tudo certo”, disse.
Na sequência, Alcymar afirmou que a cidade de Caruaru perde por não mais priorizar a cultura junina do forró. “Quando Caruaru, que é a terra do meu Pai, em Pernambuco, está indo na direção contrária. Caruaru se não mudar aquele sistema da festa, não será mais São João de Caruaru, será ‘Não Sei o quê de Caruaru’ (sic), não posso nem nominar isso, porque não é mais forró, é um festival de breganejo”, frisou.
Alcymar Monteiro foi uma das estrelas da noite de abertura do Maior São João do Mundo, em Campina Grande, no dia 1º deste mês. Em Caruaru, o cantor que é figura tradicional no evento, não está na programação da edição deste ano.
Confira a fala do cantor:
(Imagens: TV Arapuan)