
O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) reagiu com serenidade às declarações do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), que pela manhã afirmou que poderá “tomar medidas” caso não se sinta respeitado pelo próprio partido na construção da chapa governista para as eleições de 2026. Em entrevista ao programa Hora H, da Rádio POP FM 89.3, na noite desta terça-feira (29), Aguinaldo fez um resgate histórico da reaproximação política entre os dois e garantiu que sempre tratou Cícero com respeito.
Ribeiro lembrou que foi ele o responsável por articular o retorno de Cícero à vida pública, quando o prefeito estava afastado da política. Segundo o parlamentar, o convite partiu de uma construção coletiva, que envolveu até o então governador João Azevêdo (PSB), e ocorreu ainda antes da eleição municipal de 2020.
“Um cidadão que estava fora da política, e eu o convidei. No início, foi na minha casa. Ele resistia a ser candidato. Eu não teria ido convidá-lo se não fosse com respeito”, afirmou Aguinaldo.
O deputado reforçou que a candidatura de Cícero em 2020 foi viabilizada por uma ampla união política e institucional, incluindo o apoio do PSB e da estrutura partidária do Progressistas, que garantiu os meios necessários para a campanha.
“Criou-se a candidatura de Cícero Lucena com o apoio do governador João Azevêdo. Nós bancamos a eleição como partido, com estrutura financeira e apoio. Isso é sinal de respeito”, frisou.
Aguinaldo também destacou que a coligação contou com a indicação do vice-prefeito pelo PSB, reforçando que a aliança foi construída com diálogo e equilíbrio. Para ele, a vitória nas urnas foi resultado dessa união estratégica.
“O governador indicou o vice-prefeito. Foi uma eleição difícil, em que vencemos adversários históricos de Cícero. E vencemos com respeito”, relembrou.
Sobre o tom adotado por Cícero Lucena ao mencionar possíveis “medidas” diante de uma falta de respeito político, Aguinaldo adotou cautela e reiterou sua postura de equilíbrio dentro do grupo.
“Estou absolutamente tranquilo. Sempre respeitei a todos, inclusive o prefeito. Agora, decisões eleitorais são institucionais, discutidas dentro dos partidos, não são decisões pessoais”, finalizou.
A declaração de Aguinaldo ocorre em meio às movimentações para a formação da chapa governista visando 2026, em que nomes como o próprio Cícero, além de outras lideranças aliadas do governador João Azevêdo, disputam protagonismo na composição majoritária.
➡️ Siga o Poder Paraíba e saiba o que rola nos bastidores da política.
Confira a entrevista: