Presidente da ALPB Adriano Galdino -
Presidente da ALPB Adriano Galdino - Foto: Assembleia Legislativa da Paraíba

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), afirmou nesta sexta-feira (29) que ainda não definiu sua posição sobre a sucessão estadual de 2026. Apesar de manter diálogo com o governador João Azevêdo (PSB) e o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), o deputado não garantiu apoio ao nome do Progressistas ao Governo do Estado.

“Vou ouvir o partido, o governador, o Lucas e também a base. Não tenho objeção a ninguém. Posso, sim, conversar com o candidato do governo, com João, com o presidente do partido. A ideia é encontrar uma equação que atenda à base e também ao nosso grupo, para que possamos continuar esse projeto liderado pelo governador João Azevêdo”, disse em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.

Durante a entrevista, Galdino revelou que chegou a ser cogitado para disputar uma vaga ao Senado em 2026, mas recusou a possibilidade e sugeriu o nome do prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos). “Disse não. Sugeri Nabor. Senti que, se eu não aceitasse, o candidato seria ele. Então, de forma tranquila e equilibrada, indiquei seu nome, que terá força e importância nesse papel.”

+ João Azevêdo retorna à rotina pós-cirurgia com reunião interna no governo

Nos bastidores, a movimentação é vista como um passo de Galdino para pavimentar sua própria pré-candidatura ao governo. Com trânsito no interior e influência crescente na base governista, ele busca se firmar como alternativa viável, mantendo alinhamento com o projeto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Paraíba.

Além de Galdino, outros dois nomes despontam no grupo de João Azevêdo: o vice-governador Lucas Ribeiro, apontado como o mais alinhado ao Palácio da Redenção, e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), reeleito com força na capital.

Galdino disse que deve avaliar o cenário político até o fim do ano, levando em conta pesquisas e o ambiente interno da base aliada.

 

➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp

📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.