O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), declarou na sessão desta terça-feira (1), que marcou o fim do recesso parlamentar da Casa de Epitácio Pessoa, que os deputados estaduais da Paraíba deverão voltar a se fazerem presentes fisicamente no parlamento e que não haverá mais sessões de forma híbrida.
Para Galdino, tal ato é “indispensável para o povo paraibano”, que está representado pelos deputados, a fim de discutirem os mais variados assuntos legislativos que passam pela ALPB e que se tornam leis.
O presidente lembrou que, exceto em casos excepcionais, os parlamentares, desde que apresentem uma justificativa, se for possível, de forma antecipada, expliquem o motivo que não poderão participar presencialmente da sessão, para que estejam “presentes de forma remota”.
Ele citou como exemplo os deputados que têm seus respectivos redutos eleitorais na cidade de Cajazeiras e adjacências, que estarão presentes nesta terça-feira (1) naquela cidade do Sertão, a fim participarem do voo inaugural da Azul Linhas Aéreas, cujo trajeto se estenderá até a cidade do Recife (PE).
“Nesses casos, os deputados poderão participar de forma remota das sessões”, disse Adriano Galdino, sendo acostado pelos parlamentares presentes na primeira sessão do segundo semestre da ALPB, ocorrido na manhã de hoje.
Forma híbrida – Desde que a pandemia de Covid -19 atingiu o mundo todo, os trabalhos da ALPB passaram a ser remotos. Graças às medidas sanitárias e a vacinação em massa da população, as atividades presenciais puderam ser retomadas.
Contudo, após pandemia, os parlamentares aderiram ao sistema híbrido para as sessões: às vezes na Assembleia, e outras ocasiões de forma remota. Agora, entra em vigor a participação ativa e presencial dos deputados na Casa.
Leia mais: ALPB retoma atividades nesta teça-feira após recesso parlamentar