Adriano Galdino afirma que Republicanos não tem compromisso com Efraim Filho em 2026: "Chegou a hora dele pagar essa conta"
Adriano Galdino lembrou do apoio do Republicanos a Efraim Filho em entrevista à TV Arapuan - Foto: Marketing /TV Arapuan / Reprodução

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), fez declarações contundentes nesta segunda-feira (21) sobre o futuro político do senador Efraim Filho (União Brasil) nas eleições de 2026. Durante uma entrevista ao programa “Frente a Frente”, da TV Arapuan, Galdino afirmou que o seu partido, Republicanos, não tem nenhum compromisso com Efraim para o pleito de 2026 e espera que o senador permaneça no cargo até o fim do mandato.

“Já fizemos [pelo senador], ele tem oito anos de mandato, que ele vá representar a Paraíba como senador. Para 2026, não temos compromisso nenhum com ele. Ele foi eleito para ser senador por oito anos, e que ele cumpra o seu dever para com a Paraíba no Senado Federal”, declarou Galdino, ressaltando a importância do suporte de sua legenda na trajetória política de Efraim Filho.

O presidente da ALPB relembrou o cenário das eleições de 2022, quando o Republicanos manteve seu apoio a Efraim, mesmo após sua saída da base governista. Para Galdino, o partido chegou a perder espaço na chapa majoritária, inclusive, a vaga de vice-governador, para manter o compromisso assumido com o então candidato ao Senado Federal.

“Efraim foi eleito para ser senador por oito anos. E, para que isso acontecesse, nós perdemos a vaga de vice-governador, enfrentamos uma discordância muito grande dentro do governo e conseguimos dar a ele a vitória para senador. O Republicanos ajudou o governador João a ser reeleito governador da Paraíba, isso é verdade. Agora, sem o Republicanos, o senador Efraim seria hoje ex-deputado federal. Se não fosse o Republicanos, Efraim não seria senador, isso é fato”, disse Adriano.

Na avaliação de Adriano Galdino chegou o momento de Efraim Filho reconhecer essa dívida política para com o partido. “Em 2026, será a hora do senador Efraim pagar a conta que ele deve ao Republicanos. Ele é quem deve apoiar os candidatos do Republicanos que estarão na chapa majoritária, então cabe a ele pagar essa conta, porque nós, temos um crédito com ele”, defendeu.

A fala de Adriano Galdino sugere que as articulações para 2026 já estão em andamento e que o Republicanos não aceitará passivamente acordos políticos sem a devida reciprocidade, destacando um clima de cobrança dentro da base de aliados que apoiaram Efraim Filho em eleições passadas.

Leia também:


Reveja o trecho da entrevista no programa Frente a Frente: