O vereador Bruno Farias foi autor do PLO que visa universalizar rede 5G na Capital - Foto: Divulgação
O vereador Bruno Farias foi autor do PLO que visa universalizar rede 5G na Capital - Foto: Divulgação

Os vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa aprovaram nesta semana o Projeto Lei Ordinária – PLO de autoria do vereador, Bruno Farias (Cidadania), que institui o “Plano Municipal Internet 5G para Todos”. O projeto agora segue para sanção do Prefeito Cícero Lucena (PP).

Leia mais: Presidente do Sindipetro-PB prevê aumento no valor dos combustíveis em junho

O objetivo da matéria é proporcionar a todos, sem distinção, acesso à internet 5G no âmbito do Município de João Pessoa; promover a inclusão digital por meio do acesso rápido, estável e de qualidade à internet, principalmente às redes 5G e; combater os denominados desertos digitais, ou seja, áreas sem acesso ou de acesso precário à internet. 

O autor do projeto, que agora segue para a  sanção do prefeito, vereador Bruno Farias, explica que entende-se por 5G o padrão de tecnologia de quinta geração de transporte de dados (internet) via radiofrequência, com altas taxas de transmissão e baixa latência. 

“A quinta geração da internet tem potencial de alçar a vida cotidiana a outro nível de conforto e qualidade, bem como, transformar a forma como as cidades são pensadas, construídas e vividas”, diz o parlamentar. 

O PLO traz, em seu segundo artigo, como efetivar os  objetivos estabelecidos onde o Município incentivará a implantação da internet 5G em unidades da Rede Municipal de Ensino cujo acesso à internet seja precário; incentivará preferencialmente a implantação da internet 5G em unidades da Rede Municipal de Saúde cujo acesso à internet seja precário e; incentivará a implantação preferencial da internet 5G em equipamentos públicos como praças, parques e congêneres, localizados em áreas socialmente vulneráveis e que não disponham de acesso rápido, estável e de qualidade à rede mundial de computadores.

Confira: ‘Reconhecimento’, Sancionada lei que garante isenção de taxas de inscrição para atletas de baixa renda