Os nove governadores e governadoras do Nordeste confirmaram presença na Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), que acontecerá nesta sexta-feira (28), às 12h, em João Pessoa, na Paraíba.
No encontro, os gestores irão discutir o Plano Plurianual do Governo Federal (PPA), com a participação dos ministros Márcio Macêdo, da Secretaria Geral da Presidência, e Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento.
Na pauta, também estão o Projeto de Lei 365/2022 que trata sobre as energias renováveis, a criação do Fundo Nordeste de Investimentos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); além da formação de parcerias com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para a construção de cisternas na região.
O governador da Paraíba, presidente do Consórcio NE, João Azevêdo (PSB), informou que os gestores irão firmar um Termo de Cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), visando o desenvolvimento de ações de combate à fome.
Nós vamos colocar em pauta temas importantes para o desenvolvimento regional sustentável e o fortalecimento das economias dos estados, bem como a contribuição que o Nordeste pode oferecer em projetos para o país, a partir da abertura do diálogo com o governo federal”, afirmou.
Debate sobre a Reforma Tributária
Antes da Assembleia do Consórcio Nordeste, às 9h, no Centro de Convenções de João Pessoa, os governadores farão um debate com membros do Congresso Nacional sobre a reforma tributária.
O relator da proposta, deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), entre outros parlamentares estarão presentes. Ribeiro confirmou à imprensa a vinda do presidente da Câmara, Arthur Lira, para os debates sobre a reforma.
Grupo de trabalho na ALPB
À tarde, o Grupo de Trabalho que conduz as discussões em todo o país sobre a Reforma Tributária participa de evento na Assembleia Legislativa. Estão confirmadas as presenças do deputado Reginaldo Lopes (PT/MG), coordenador do Grupo, e do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), que é o relator da proposta.
Todos os setores produtivos da Paraíba, a exemplo de cooperativas, fóruns de desenvolvimento, técnicos e entidades, foram convidados para o debate e vão poder contribuir com soluções, melhorias e indicações para o texto da Reforma.
A proposta do evento foi do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade), que é o presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, Turismo e Inovação e da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo (Frencoop-PB).