Imagem: Reprodução / TV Brasil

A passagem x do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela Paraíba nesta quarta-feira (22), foi meteórica, sem apresentar novidades para o Estado. O chefe do estado brasileiro participou da rápida inauguração do Parque Eólico e Solar Chafariz, na comunidade Pinga, na zona rural de Santa Luzia, e foi embora sem discurso e sem anunciar ações ou obras para o Estado.

Durante a solenidade apenas o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, discursou pelo governo federal. O governador João Azevêdo e os dirigentes da Neoenergia também discursaram. Mas, a extensa agenda que o presidente teria que cumprir à tarde no Estado vizinho de Pernambuco não permitiu prolongar o evento.

Restaram apenas alguns acenos para os convidados, pois a solenidade não foi aberta para a população, e conversas ao pé do ouvido com representantes da classe política local.

Leia também: Santa Luzia recebe Lula após 90 anos da última visita de um presidente da República ao município

PRESENÇAS

Lula esteve na Paraíba acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva; do Ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, do governador da Paraíba, João Azevêdo, dos senadores Veneziano Vital do Rego (MDB) e Daniella Ribeiro (PSD), dos deputados federais Murilo Galdino (Republicanos), Gervásio Maia (PSB) e Damião Feliciano (União Brasil), entre outras autoridades.

O presidente desembarcou pela manhã  no aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, onde foi recepcionado pelo governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), e pelo prefeito Bruno Cunha Lima (PSD).

SOBRE O COMPLEXO

O Complexo Renovável Neoenergia – Parque Eólico Chafariz é do grupo Neoenergia. Localizado em Santa Luzia, no Sertão paraibano, o empreendimento privado é composto por 15 parques com 136 aerogeradores e capacidade instalada de 471 MW. Segundo a empresa, o investimento para a implantação do complexo foi de R$ 3 bilhões. O empreendimento é o primeiro complexo de energia associada autorizado pela Aneel.