Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (24), encomendada pela Globo, mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 40% de avaliações negativas (ruim ou péssimo) e 36% de avaliações positivas (ótimo ou bom). Os que consideram a gestão regular são 24%.
Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 17 de outubro, a avaliação positiva de Bolsonaro oscilou um ponto para baixo, enquanto as avaliações negativas e regulares oscilaram um ponto para cima, todas as três dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O cenário registrado na pesquisa, no entanto, é melhor que o identificado no primeiro turno, quando Bolsonaro chegou a registrar 29% de avaliações positivas e 47% de avaliações negativas, em 26 de setembro.
Leia também: Pesquisa Ipec: Lula mantém 50% no 2º turno, e Bolsonaro, 43%
O Ipec também aponta que 51% dos brasileiros, mais da metade do eleitorado, desaprova a maneira como o presidente Bolsonaro está governando o país. Os que aprovam são 43%. Outros 6% não responderam ou não souberam responder.
Foram entrevistadas 3.008 pessoas em 183 municípios entre sábado (22) e segunda-feira (24). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-06043/2022.