O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowsley (PSD), afirmou nesta quarta-feira (4) que ainda não definiu apoio a nenhum pré-candidato ao Senado Federal para as eleições de 2026. Segundo o parlamentar, sua decisão será tomada com base em diálogo político e contrapartidas eleitorais.
A declaração foi dada durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM. Dinho revelou que já foi procurado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), em nome do prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), que é apontado como pré-candidato ao Senado dentro do grupo político ligado ao governador João Azevêdo (PSB).
“Eu tô aberto para dialogar com todo mundo. Nabor me procurou através de Hugo e a gente tá conversando. Eu vou votar no senador e tenho uma votação expressiva em João Pessoa, então tem que haver contrapartida: alguns municípios, legenda têm que ser cuidados”, declarou.
Alinhamento local e recado ao próprio grupo
Apesar das conversas com nomes ligados ao governo estadual, Dinho reforçou que mantém compromisso político com o grupo do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), que é pré-candidato ao Governo da Paraíba, e com o deputado federal Mersinho Lucena (PP), filho do gestor municipal e candidato à reeleição.
Ainda assim, o vereador deixou claro que aguarda definições internas e cobrou maior atenção do próprio grupo político.
“O grupo da gente em João parece que não quer ter o voto da gente. Então, estou aguardando essas posições. O grupo da gente provavelmente não vai caminhar junto com o governo, mas continuo aberto a diálogos”, afirmou.
Senado 2026: tabuleiro em aberto
As declarações de Dinho Dowsley mostram que o cenário para a disputa ao Senado em 2026 na Paraíba ainda está em fase de articulação intensa. Lideranças com base eleitoral consolidada, como o presidente da CMJP, têm sido alvos de sondagens e negociações estratégicas.
Com forte influência política em João Pessoa, Dinho surge como peça importante nas composições que começam a se desenhar para o próximo ciclo eleitoral, indicando que o apoio ao Senado poderá ser resultado de acordos amplos, envolvendo não apenas nomes majoritários, mas também espaço partidário e fortalecimento de bases municipais.
Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp
Siga o Poder Paraíba no Instagram.

