Bruno Cunha Lima anuncia reajuste de 6% para professores da rede municipal de Campina Grande, acima do piso nacional de 5,4%
Professores terão aumento a partir da folha de janeiro, maior que o piso nacional, garantindo ganho real acima da inflação e valorização da categoria.

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, anunciou nesta quinta-feira (22) que os professores da rede municipal de ensino terão reajuste salarial superior ao piso nacional, que neste ano foi definido pelo Governo Federal em 5,4%. O aumento já estará disponível na folha de janeiro.

O reajuste concedido pelo município é de 6%, representando um ganho real de 2,1% acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que foi de 3,9%. Esta é a segunda vez que a gestão municipal concede um reajuste acima do percentual nacional para a categoria.

O prefeito Bruno Cunha Lima destacou que a medida faz parte de um conjunto de ações da gestão voltadas à valorização da educação, e que os investimentos na estrutura das escolas e na formação dos profissionais têm refletido diretamente nos resultados dos estudantes. Ele reforçou que as medidas não valorizam apenas o professor, mas toda a educação municipal.

“Esse é um caminho que nós temos percorrido ao longo desses últimos anos. É a valorização não só do professor que, obviamente, é fundamental no processo de aprendizagem, mas da educação como um todo. Nós conseguimos sair de 3 para 107 escolas com computadores modernos, internet e mais de 800 salas de aula com ar-condicionado. Em três anos, aumentamos a proficiência de leitura. Temos feito desde 2021 o trabalho de alfabetização na idade certa. Recebemos premiações com reconhecimento nacional do MEC por esse trabalho, e agora superamos a casa dos 70% em habilidades de leitura pelos nossos estudantes, o que é muito importante em todos os parâmetros, desde melhores condições para os nossos servidores, como as lavadeiras, que antigamente lavavam os materiais das creches à mão e que hoje contam com máquina de lavar e secar, até melhores condições para os professores, com tecnologia e estrutura. É uma aposta muito certeira da nossa gestão em valorizar não só o professor, mas a educação como um todo, garantindo um presente e um futuro melhor para Campina,” disse o prefeito Bruno.

O Secretário de Educação de Campina Grande, Raymundo Asfora Neto, reforçou a importância do reajuste e da valorização do magistério, destacando o compromisso da gestão com os profissionais da educação.

“Mais uma conquista importante no processo de valorização dos profissionais da educação. A gestão municipal promove um reajuste salarial do magistério acima do que foi estabelecido pelo piso nacional, resultado de um trabalho responsável de organização e planejamento. Acima de tudo, essa medida reflete o respeito aos educadores que, diariamente, estão nas escolas e creches de Campina, cuidando do presente e construindo o futuro das novas gerações,” disse o secretário.