Na imagem, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima
Na imagem, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima

O prefeito Bruno Cunha Lima participou, nesta segunda-feira (19), de uma audiência no Ministério Público da Paraíba (MPPB) para discutir ações de combate à poluição do Açude Velho. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso da Prefeitura de Campina Grande em atuar de maneira integrada, técnica e cooperativa para enfrentar um problema histórico que afeta o principal cartão-postal da cidade. Bruno esteve acompanhado do vice-prefeito Alcindor Villarim e dos secretários municipais Dorgival Vilar, titular da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma); Joab Machado, da Secretaria de Obras (Secob); e Marcus Nogueira, da Secretaria de Planejamento, evidenciando o caráter conjunto das iniciativas em andamento.

Durante a reunião, o prefeito ressaltou a disposição contínua da gestão municipal em trabalhar em parceria com o Ministério Público e demais órgãos envolvidos, buscando soluções tanto imediatas quanto de longo prazo. “Esse encontro, que reúne o Ministério Público, a Prefeitura e outras instituições, representa um esforço coletivo do poder público para fiscalizar, identificar e coibir o despejo irregular de esgoto que, infelizmente, há décadas compromete o Açude Velho, causando danos ambientais e prejuízos à qualidade de vida da população”, afirmou Bruno.

Como parte das medidas emergenciais, o prefeito destacou que a Prefeitura já deu início a ações para reduzir os impactos da crise ambiental, entre elas a instalação de aeradores com o objetivo de melhorar a oxigenação da água.

“Nos próximos dias, os aeradores já estarão em pleno funcionamento, juntamente com outras intervenções pontuais, para promover uma melhoria imediata nas condições do Açude Velho”, assegurou.

O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Dorgival Vilar, apresentou ao Ministério Público os dados da operação de fiscalização realizada no entorno do reservatório. Dos 66 imóveis inspecionados, nove apresentaram ligações irregulares de esgoto direcionadas à rede de drenagem pluvial, sendo um caso de reincidência. “Essas situações serão devidamente punidas, com a atuação da Prefeitura e o acompanhamento do próprio Ministério Público”, informou.

Dorgival também ressaltou que seis aeradores já foram entregues e que a etapa de instalação elétrica está em fase final, em parceria com a Secretaria de Obras.

“Nas próximas horas, os equipamentos estarão em operação, contribuindo para a melhoria da oxigenação da água, da coloração e, principalmente, das condições da vida aquática do açude”, explicou.

➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp

📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.