Peixes mortos em Campina Grande

A massiva morte de peixes no Açude Velho, um dos cartões-postais mais conhecidos de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, ganhou destaque nacional nesta segunda-feira (12) após reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo. O telejornal chamou atenção para a gravidade do problema e os impactos ambientais e sociais causados pelo episódio.

Segundo a Prefeitura de Campina Grande, já foram retiradas mais de 5 toneladas de peixes mortos do reservatório. A operação de limpeza começou no domingo (11) e mobiliza mais de 60 servidores da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma). Os peixes estão sendo enviados para aterro sanitário, enquanto medidas como a instalação de aeradores são intensificadas para melhorar a oxigenação da água e prevenir novos casos de mortandade.

De acordo com o secretário Dorgival Vilar, episódios como este são recorrentes e estão normalmente associados ao excesso de fósforo e nitrogênio na água, o que reduz o oxigênio disponível e sufoca os peixes, especialmente nesta época do ano. Nos últimos dias, moradores relataram mudança na coloração da água e mau cheiro, aumentando a preocupação com o reservatório.

Embora não seja mais utilizado para abastecimento urbano, o Açude Velho possui grande valor histórico, pois foi construído durante períodos de seca severa e já foi uma fonte importante de água para a cidade. Atualmente, o abastecimento de Campina Grande é feito pelo Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão.

➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp

📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.