A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) emitiu, neste domingo (21), nota de pesar pela morte do ex-deputado e vereador de João Pessoa, Edmilson Soares, 73 anos, ocorrida na madrugada de hoje. O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, também apresentou voto de pesar e decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-deputado.
“É com profunda tristeza que recebo a notícia da morte do ex-deputado Edmilson Soares. Em nome de todos os parlamentares e funcionários do Poder Legislativo Paraibano expresso os mais profundos sentimentos de pesar pela morte do ex-deputado, que se destacou como um dos maiores líderes políticos do Estado, não apenas pela sua atuação, mas pela forma ética e incansável com que lutou pelos direitos do povo paraibano, deixando um legado de trabalho, respeito e amizade. Edmilson também foi, ao longo dos anos, um símbolo de superação e coragem para todos que com ele conviveram”, afirmou Adriano.
Filiado ao PSB, Edmilson exercia o mandato de vereador da Capital pela quarta vez. Antes disso, foi deputado estadual por três mandatos. Foi vereador de João Pessoa entre os anos de 2001 e 2011, com três mandatos consecutivos, quando decidiu disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, onde permaneceu entre os anos de 2011 a 2023.
Nas Eleições de 2022, abriu mão de disputar a reeleição para deputado estadual, deixando o legado para seu filho, Tanilson Soares. Dois anos depois, em 2024, decide retornar à Câmara Municipal de João Pessoa, sendo eleito com 8.936 votos e iniciando seu quarto mandato no parlamento mirim.
Na vida pessoal, Edmilson Soares deixa a esposa, Rafaela Medeiros, e quatro filhos, entre eles o deputado estadual Tanilson Soares. Antes de ingressar na política, Edmilson de Araújo Soares foi professor de matemática da rede pública estadual e municipal em João Pessoa. Também atuou na gestão escolar, sendo o primeiro diretor eleito do Lyceu Paraibano.
Velório
O velório de Edmilson Soares será realizado, a partir das 11h, na Igreja Presbiteriana Torrelândia, localizada na Avenida Juarez Távora, nº 1121, no bairro da Torre, em João Pessoa. A informação foi confirmada pela Câmara Municipal de João Pessoa. O sepultamento ocorrerá no período da tarde, no Cemitério Senhor da Boa Sentença, também na Capital.


