O Ministério Público da Paraíba (MPPB) apresentou denúncia, nesta sexta-feira (19), contra o ex-secretário municipal de Transportes de Jacaraú, Jeferson Carvalho da Silva, apontado como o responsável por ordenar o assassinato do vereador Peron Filho. O crime ocorreu em 15 de setembro de 2025.
O parlamentar foi morto com três tiros pelas costas enquanto retornava de uma partida de futebol. O corpo foi localizado às margens da rodovia PB-071, na entrada do município de Pedro Régis.
No decorrer das investigações, Jeferson Carvalho admitiu ter encomendado o homicídio, alegando insatisfação com a atuação política do vereador, especialmente em questões relacionadas à área de transportes. Apesar da confissão, o ex-secretário não informou quem seriam os dois executores contratados para realizar o crime.
O promotor de Justiça Lean Xerez informou que dois investigados que chegaram a ser presos durante o andamento do inquérito — Antônio Fernandes e Reginaldo — deverão ser colocados em liberdade. Segundo ele, as apurações seguem em curso. “As investigações continuam com o objetivo de identificar os autores materiais e reunir novas provas. Caso surjam elementos adicionais, essas pessoas poderão voltar a responder no processo”, destacou.
Já o promotor Rafael Garcia detalhou os próximos passos do trâmite judicial. “Com o oferecimento da denúncia, caberá ao juiz analisar se irá recebê-la. Sendo aceita, o acusado será citado para apresentar defesa, obrigatoriamente assistido por advogado. Na sequência, será designada audiência de instrução para oitiva das testemunhas indicadas pelo Ministério Público e, se houver, pela defesa. Ao final, ocorre o interrogatório do réu”, explicou.
Ele acrescentou ainda que, após a fase de instrução, o Ministério Público avaliará se requer a pronúncia do acusado. Caso isso ocorra, caberá ao magistrado decidir se o réu será levado a julgamento pelo Tribunal do Júri, composto por sete jurados.
➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp
📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.


