R$ 400 mil foram apreendidos na residência do líder do PL, Sóstenes Cavalcanti - Foto: Divulgação / PF

Os deputados federais Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Carlos Jordy (PL-RJ) foram alvos, na manhã desta sexta-feira (19), de uma operação da Polícia Federal que apura o desvio de recursos públicos provenientes da cota para o exercício da atividade parlamentar.

Durante a operação, a Polícia Federal apreendeu cerca de R$ 400 mil em espécie na residência do deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do PL na Câmara dos Deputados. O parlamentar é um dos alvos de uma operação que investiga o desvio de recursos públicos oriundos da cota parlamentar.

Além de Sóstenes, também é investigado o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ). Ao todo, policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e no Rio de Janeiro, por determinação do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).

PF mira deputados do PL, Sóstenes Cavalcanti e Carlos Jordy, em investigação sobre desvio de cota parlamentar

De acordo com as investigações, agentes políticos, servidores comissionados e particulares teriam atuado de forma coordenada para o desvio e a posterior ocultação de verbas públicas, utilizando estruturas formais dos gabinetes parlamentares. A apuração aponta ainda indícios de lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A operação desta sexta-feira é um desdobramento de uma ação deflagrada em dezembro de 2024, que aprofundou a apuração sobre o uso irregular de recursos públicos no âmbito do Legislativo federal. Os investigados poderão responder por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A Polícia Federal informou que as diligências continuam e que novas fases da investigação não estão descartadas.

Mais imagens: