Na imagem, o ministro da Educação, Camilo Santana
Na imagem, o ministro da Educação, Camilo Santana

O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve na Paraíba na manhã desta terça-feira (16), acompanhado pelo governador João Azevêdo (PSB). Durante a agenda, o ministro destacou a cooperação entre o Governo Federal e o governo estadual, ressaltando os avanços alcançados na área educacional.

Em João Pessoa, Camilo Santana visitou o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e anunciou que a nova sede da reitoria deve ser inaugurada em breve. Segundo ele, o Governo Federal está investindo cerca de R$ 200 milhões no IFPB, incluindo a criação de quatro novos campi no estado.

O ministro também participou, ao lado do governador, da entrega de laboratórios maker e de salas do programa “Amanhã Digital”. Ao todo, estão sendo instaladas 100 salas digitais e 20 laboratórios maker, equipados com impressoras 3D, aulas de robótica, óculos de realidade virtual e outras tecnologias educacionais. Camilo Santana elogiou a qualidade das escolas públicas da Paraíba, afirmando que elas não ficam atrás da rede privada. “Ficamos impressionados com a qualidade das escolas, que não deixam a desejar em relação a muitas escolas particulares. Pelo contrário, as escolas públicas da Paraíba são melhores. É isso que buscamos: que a escola pública seja a melhor opção para oferecer oportunidades aos jovens do país”, destacou.

Durante a visita, o ministro também ressaltou a parceria do governo federal com o estado em programas estratégicos da educação básica, como o Compromisso Nacional pela Criança Alfabetizada, a política de escolas em tempo integral e o programa Pé-de-Meia, que atende mais de 113 mil estudantes do ensino médio na Paraíba. Camilo Santana informou que o programa Pé-de-Meia será expandido no próximo ano e destacou que a iniciativa já conseguiu reduzir pela metade a evasão escolar na rede pública estadual.

Outro ponto destacado foi o programa Mais Professores, voltado à valorização e formação dos docentes. O ministro mencionou ações como o Pé-de-Meia Licenciaturas, que oferece bolsas mensais a estudantes de cursos de licenciatura, a primeira Prova Nacional Docente, que contou com mais de 1 milhão de inscritos, e a ampliação dos cursos de formação continuada. Camilo Santana também citou a criação da Carteira Nacional Docente, voltada ao reconhecimento e valorização dos professores em todo o país.

Na segunda-feira, em Campina Grande, o ministro participou da entrega de novos leitos de UTI no Hospital Universitário Alcides Carneiro e deu posse ao novo reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), professor Camilo Allyson. Camilo Santana também acompanhou o início das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na instituição, destacando um investimento de R$ 28 milhões em uma das maiores obras da história da universidade.

➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp

📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.