Deputado estadual, Walber Virgulino (PL)
Deputado estadual, Walber Virgulino (PL)

A crise política que tomou conta de Cabedelo após a cassação do prefeito André Coutinho (Avante), da vice-prefeita Camila Hollanda e do vereador Márcio Silva pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) já começa a movimentar o tabuleiro eleitoral da cidade. O primeiro nome a se posicionar foi o do deputado estadual Walber Virgolino (PL), que confirmou publicamente sua intenção de concorrer na eleição suplementar.

Em entrevista, Walber não só defendeu que o novo pleito seja realizado com urgência, como também oficializou sua pré-candidatura.

“Espero que essa eleição ocorra o quanto antes e já deixo claro à população de Cabedelo: sou pré-candidato a prefeito do município.”

A decisão do TRE-PB, tomada por maioria — cinco votos favoráveis e um contrário —, cassou os mandatos de André Coutinho, Camila Hollanda e Márcio Silva por irregularidades nas eleições de 2024. Segundo o tribunal, o julgamento teve como base denúncias de compra de votos e possível atuação de facções criminosas durante o processo eleitoral.

O relator do caso, juiz Kéops de Vasconcelos, destacou que havia “elementos suficientes para comprovar que a chapa vencedora tinha conhecimento da interferência de grupos criminosos na administração municipal”.

A defesa dos acusados foi contatada, mas preferiu não comentar. O processo tramitou no âmbito de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que apontou abuso de poder político e econômico, além de captação ilícita de votos.

Apesar da cassação, o afastamento imediato não será aplicado. Após solicitação dos advogados, o TRE-PB decidiu que os gestores permanecerão nos cargos enquanto houver possibilidade de recursos. Caso o desligamento se concretize, a presidência da Câmara Municipal assumirá temporariamente a chefia do Executivo.

➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp

📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.