Figura marcante do colunismo social e da cena cultural paraibana, Anchieta Maia estava internado em hospital particular e faleceu nesta terça-feira (4)

O jornalista e produtor cultural José de Anchieta Maia, um dos nomes mais importantes do colunismo social da Paraíba, faleceu na manhã desta terça-feira (4), em João Pessoa. Ele estava internado há algumas semanas em um hospital particular da capital.

Anchieta Maia marcou gerações com sua atuação na imprensa e na cultura paraibana ao longo das últimas quatro décadas. Foi o criador do tradicional “Moçada Que Agita”, em 1980, e do projeto “Canta Moçada!”, que revelaram talentos e movimentaram o cenário artístico local.

Como produtor cultural, trouxe para João Pessoa artistas consagrados, como Almir Fevers, Agnaldo Timóteo e Tribo de Jah, além de incentivar artistas paraibanos nas áreas de música, teatro e dança, em projetos realizados em parceria com escolas públicas e privadas.

Anchieta também atuou como colunista dos jornais O Norte e Correio da Paraíba, e apresentou programas de rádio e televisão. Nos últimos anos, manteve forte presença digital, levando o “Moçada Que Agita” para o YouTube e redes sociais, onde continuava divulgando cultura e entretenimento com seu estilo irreverente e bem-humorado.

Reconhecido por seu senso de humor, entusiasmo e dedicação, Anchieta Maia deixa um legado de valorização da cultura paraibana e de estímulo à nova geração de artistas e comunicadores.

O velório acontece nesta terça-feira (4), na Morada da Paz, em João Pessoa.