
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), admitiu publicamente, nesta segunda-feira (22), que pode desistir da disputa pelo Governo do Estado em 2026. A declaração foi feita após solenidade de entrega da nova sede da Agência de Regulação da Paraíba (ARPB), em João Pessoa, e repercutida no programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.
“Se eu chegar em dezembro e não conseguir os 20%, eu não vou insistir numa candidatura que não teve o apoio do meu partido, nem o apoio do governo como eu esperava. Não estou em uma candidatura solo”, afirmou Galdino, referindo-se ao índice mínimo de intenção de voto que considera necessário para sustentar o projeto eleitoral.
Questionado sobre a composição que pode firmar para as eleições, o parlamentar disse que informará sobre esse caminho “na hora que tomar a decisão” e que, com esse novo contexto, “A tendência é continuar como deputado estadual”, informou.
Embora venha se articulando nos bastidores para viabilizar sua pré-candidatura, Galdino tem deixado claro que não pretende insistir em um projeto sem respaldo político consistente. Crítico da simples continuidade administrativa do atual governo, o deputado tem reforçado seu alinhamento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apresentando-se como nome leal ao projeto nacional do petista na Paraíba.
As recentes movimentações ocorrem em meio a um cenário de instabilidade dentro da base governista, após o rompimento do prefeito Cícero Lucena (sem partido) e as declarações do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB–PB) sugerindo uma nova frente oposicionista para 2026.
Com bom trânsito entre lideranças do interior e influência crescente na Assembleia, Galdino mantém o discurso de que só tomará uma decisão definitiva sobre a candidatura até o fim do ano, após avaliar pesquisas internas e o comportamento dos partidos aliados.
➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp
📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.