Ruy Carneiro votou contra a 'PEC da Blindagem' na Câmara Federal

A aprovação da chamada PEC da Blindagem pela Câmara dos Deputados gerou reação contrária do deputado federal Ruy Carneiro, que reafirmou sua posição histórica contra privilégios políticos e em defesa da transparência. Para o parlamentar, a proposta aprovada representa um retrocesso na relação entre representantes e sociedade.

“O texto cria uma proteção exagerada aos parlamentares, tentando colocar os políticos numa posição quase intocável. Isso vai de encontro a tudo o que eu defendo e ao que a população já está cansada de cobrar”, ressaltou Ruy.

Um dos principais pontos de discordância do deputado está relacionado ao voto secreto previsto na PEC.

“Voto secreto eu não concordo. Não tem como aceitar essa postura de sigilo no Congresso Nacional. A sociedade deposita confiança nos seus representantes e precisa ter clareza de como cada deputado ou senador se posiciona em cada situação. O contrário disso é um desserviço à democracia”, completou.

Por fim, Ruy ainda chamou atenção para o risco de se criar um ambiente de imunidade excessiva, que pode comprometer a credibilidade das instituições.

“Ao longo de toda a minha atuação parlamentar sempre defendi a transparência e permaneço extremamente contra qualquer tipo de privilégio politico. Sigo firme defendendo a clareza nos posicionamentos, decisões e os mecanismos de combate à corrupção”, reforçou.

A Proposta de Emenda à Constituição 3/2021 recebeu 353 votos favoráveis e 134 contrários no primeiro turno. No segundo, foram 344 favoráveis e 133 contra. O texto agora segue para o Senado.