
O governador João Azevêdo visitou, nesta terça-feira (9), o município de Cabedelo, onde apresentou as obras do Complexo Rodoviário Ponte do Futuro à Academia Paraibana de Engenharia (Apenge). O projeto, que interligará os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, recebe investimentos de R$ 465,5 milhões provenientes de recursos próprios do estado.
Durante a visita, Azevêdo ressaltou o impacto econômico e social da obra. “Além de reduzir o fluxo de caminhões na BR, a Ponte do Futuro vai acelerar o desenvolvimento do Litoral Norte. Criando uma retroárea no Porto de Cabedelo, poderemos atrair projetos de hidrogênio verde e habitacionais. Por isso, o governo fez um grande esforço para garantir a execução dessa obra”, destacou o governador.
O secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, reforçou a importância do projeto para a mobilidade urbana da Região Metropolitana de João Pessoa. “O ritmo da obra está dentro do cronograma. Já construímos a ponte sobre o Rio Paraíba e as fundações estão em execução. Em outubro, será iniciada a ponte sobre o Rio da Guia. Além disso, a terraplanagem que conectará a BR-230 à BR-101 também já está em andamento. O complexo melhora o trânsito na região, interligando-se ao Arco Metropolitano e facilitando o trajeto entre o Hospital Metropolitano e Três Lagoas”, explicou.
Leia Também:
+ João Azevêdo promove adesão da Paraíba a iniciativa de empreendedorismo e desenvolvimento social
O presidente da Apenge, Otávio Falcão, elogiou a iniciativa do governo e ressaltou a relevância da obra para o estado. “A Ponte do Futuro é emblemática e representa um divisor de águas na logística, cultura e turismo. A Apenge se sente honrada em acompanhar e validar essa obra tão aguardada pelos paraibanos”, afirmou.
Também participaram da visita a secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, a secretária executiva da Infraestrutura e do Meio Ambiente, Virgiane Melo, o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, e o presidente do Porto de Cabedelo, Ricardo Barbosa.
O projeto começa no km 9,64 da BR-230, em Cabedelo, e inclui a construção de duas pontes:
-
Primeira ponte: extensão de 2,1 km, ligando a BR-230 à BR-101 Norte, com pista de 7,2 m, calçada de 3,3 m, ciclovia de 2,5 m, acostamento de 2,5 m, viaduto de 40 m sobre a linha férrea e um mirante.
-
Segunda ponte: extensão de 420 m sobre o Rio da Guia, em Lucena.
O complexo rodoviário também prevê o prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena (11,2 km), até a PB-019, e a adequação da PB-025 até o entroncamento com a BR-101 (500 m).
Além do impacto econômico, a obra trará melhor mobilidade urbana, redução de acidentes, diminuição da poluição ambiental, aumento da qualidade de vida e menor tempo de deslocamento para a população da região metropolitana.
➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp
📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.