
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, está em Portugal, onde iniciou, na última sexta-feira (5), uma peregrinação de 230 km pelo Caminho de Santiago de Compostela, acompanhado da primeira-dama Lauremília Lucena.
Segundo o casal, a jornada representa uma experiência de fé, espiritualidade e reflexão, já vivida em outras ocasiões. A caminhada teve início às 7h da manhã, horário local, na cidade do Porto — 3h da madrugada no Brasil.
Em publicação nas redes sociais, Cícero descreveu a experiência como “uma verdadeira jornada de fé e agradecimento a Deus”.
Caminho de Santiago: tradição e espiritualidade
O Caminho de Santiago de Compostela é uma das rotas de peregrinação mais antigas e conhecidas do mundo, atraindo milhares de fiéis e turistas todos os anos. Além da beleza natural e riqueza histórica, o trajeto é considerado o terceiro maior destino de peregrinação cristã, ficando atrás apenas de Roma e Jerusalém.
Ao longo dos próximos dias, o prefeito deve percorrer vários quilômetros até chegar à Catedral de Santiago de Compostela, na Galícia (Espanha), local onde estão os restos mortais do apóstolo Tiago.
Peregrinação após movimentação política
A viagem ocorre logo após um movimento político decisivo: Cícero anunciou sua desfiliação do Progressistas (PP), partido pelo qual foi eleito em 2020, e confirmou oficialmente sua pré-candidatura ao Governo da Paraíba em 2026.
A decisão foi comunicada pessoalmente ao governador João Azevêdo (PSB), durante reunião realizada na Granja Santana, na última sexta-feira (5).
Com isso, a caminhada espiritual coincide com um momento de forte repercussão política, marcando a transição do prefeito de João Pessoa para uma nova etapa de sua carreira pública.