
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), declarou nesta quinta-feira (21) que sua pré-candidatura ao Governo do Estado em 2026 já está confirmada, descartando a possibilidade de disputa interna com o senador Efraim Filho (União Brasil) pelo comando da federação União Progressista (UP), que reúne os partidos PP e União Brasil. A fala ocorreu durante a solenidade de inauguração da nova sede da Delegacia-Geral da Polícia Civil, no bairro de Manaíra, em João Pessoa, e foi repercutida no programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.
“Não teve prazo para definição de candidatura, porque já está definida a nossa candidatura. Então isso aí é ponto virado. A federação está caminhando, estamos tranquilos em relação a isso”, afirmou Lucas, em tom de segurança.
Tanto Lucas Ribeiro quanto Efraim Filho surgem como pré-candidatos ao Governo da Paraíba em 2026, e a definição sobre quem controlará a federação será um ponto-chave para a formação de palanques e articulações políticas no estado. Nos bastidores, essa disputa já é considerada estratégica para a sucessão do governador João Azevêdo (PSB).
Mesmo com a movimentação antecipada, a cúpula nacional da federação deixou claro que só deverá decidir sobre o comando regional em 2026, levando em conta pesquisas eleitorais e o fortalecimento político de cada pré-candidato. O mesmo procedimento será replicado em outros estados onde a aliança entre os partidos provocou embates internos.
A fala do vice-governador acontece poucos dias após a convenção nacional que oficializou a federação entre os dois partidos, realizada na última terça-feira (19), em Brasília. No entanto, a disputa nos bastidores segue viva: Efraim Filho tenta assumir o comando da federação na Paraíba, em confronto direto com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), aliado de Lucas e nome da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp
📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.