
O senador Efraim Filho (União Brasil–PB) confirmou nesta quinta-feira (21) o impasse com o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) em relação à disputa pelo Governo da Paraíba em 2026. Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, o parlamentar admitiu a possibilidade de a recém-criada federação União Progressista (UP), formada por União Brasil e Progressistas, lançar duas candidaturas distintas ao Palácio da Redenção.
“A federação terá dois candidatos, e o que está escrito no estatuto é que, em 2026, a direção nacional vai escolher qual projeto político será considerado mais viável e mais alinhado ao projeto nacional”, afirmou Efraim, sinalizando que a decisão final ficará a cargo da cúpula em Brasília.
A fala do senador ocorre dias após a convenção nacional que oficializou a criação da federação, realizada na última terça-feira (19), em Brasília. Na Paraíba, o novo bloco enfrenta um cenário de disputa interna, envolvendo Efraim, por parte do União Brasil, e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), aliado direto de Lucas e nome de destaque na base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Embora integrem partidos agora federados, Efraim e Lucas têm projetos eleitorais conflitantes, ambos de olho na sucessão do governador João Azevêdo (PSB). O controle do diretório estadual da federação passou a ser uma peça-chave na definição das estratégias para 2026.
Nos bastidores, o embate é tratado como um dos mais estratégicos do tabuleiro político paraibano. O desempenho de cada grupo nas últimas eleições municipais de 2024 será monitorado pela direção nacional da federação, que promete tomar sua decisão com base em pesquisas eleitorais, articulações locais e alinhamento ao projeto federal.
➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp
📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.