João Pedro de Várzea encerra programação com resgate das tradições e muito forró
Parque Juazeiro recebeu grande público na noite de encerramento do João Pedro de Várzea

A programação do João Pedro de Várzea 2025 encerrou, neste domingo (13), e ficou marcada por um verdadeiro resgate das tradições nordestinas, com muito forró, valorização da cultura popular e a emoção. Os shows artísticos da noite foram animados pelos cantores Rodolfo Lopes, Michelle Andrade, Júnior Viana e Mira Maya.

O parque do juazeiro novamente ficou lotado e o público aproveitou os sucessos de cada atração para se divertir e celebrar o sucesso do evento, que completou nesta edição, 41 anos de tradição. Realizado entre os dias 10 e 13 de julho, o João Pedro atraiu centenas de forrozeiros e contemplou o público de todas as idades.

O evento trouxe uma estrutura pensada para valorizar a cultura local, com espaços que se tornaram verdadeiros pontos de encontro da comunidade e visitantes.

Vila poética e corredor do forró

Entre os atrativos do evento, o palhoção do povo ganhou destaque pela valorização do autêntico forró, apresentações de quadrilhas juninas, demonstrações gastronômicas e muita diversão. A vila poética e o corredor do forró, que foram inovações implementadas nesta edição, encantaram a todos com sua atmosfera acolhedora e cenografia típica, e abrindo espaço para a divulgação de poesias e versos criados pelos artistas locais.

O prefeito de Várzea, Paulo Nóbrega, fez uma avaliação positiva do resgate histórico do evento e destacou a tradição do João Pedro de proporcionar momentos de confraternização familiares e atrair visitantes e turistas. “O sentimento é de muita gratidão por todos os objetivos alcançados. Gratidão a Deus pela oportunidade de promover um evento tão importante e simbólico que enaltece a cultura do nosso povo, e gratidão a toda uma equipe que trabalhou incansavelmente. O empenho dos servidores públicos, e especialmente, a toda população e os filhos ausentes que participaram da programação e vivenciaram esses dias festivos de muita alegria e recordação das tradições”, ressaltou..

Palhoção do Povo no João Pedro 2025

Com uma programação diversificada, que uniu cultura, tradição e entretenimento, o João Pedro de Várzea encerra sua edição deixando um legado de pertencimento, identidade e festa para o povo.

Casa da cultura

Um dos locais que também conquistou a atenção de quem visitou a cidade durante o período festivo foi a casa de cultura, ambiente instalado no centro da cidade, no prédio onde funcionou a antiga sede da Prefeitura Municipal. O espaço foi totalmente transformado em um ambiente especial de memória, arte e identidade.

A iniciativa, liderada pela Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, teve como propósito valorizar o patrimônio cultural do município e atrair o público para conhecer os produtos do artesanato local, assim como a própria história da tradição junina.

Tecnologia de videomonitoramento e tranquilidade

Durante os quatro dias de festa, o João Pedro também ganhou repercussão pela tranquilidade, considerando que não houve nenhum registro de ocorrência por violência ou qualquer outro tipo de delito. Uma das medidas adotadas pela Prefeitura Municipal se concentrou na instalação de quase 20 câmeras de videomonitoramento nas áreas do parque do juazeiro, palhoção do povo e em pontos estratégicos de acesso ao evento.

A segurança da festividade também foi fortalecida pela atuação de policiais militares, segurança privada, além do apoio de bombeiros civis e militares e polícia civil.

Uma unidade de pronto atendimento com equipes da saúde também funcionou durante todos os dias de shows no parque do juazeiro. O local foi preparado pela Secretaria de Saúde e contou com o apoio de equipe de enfermagem, técnico e médico plantonista. Nenhum registro grave foi registrado.

Corredor do Forró

Impacto econômico

Além de contribuir de forma positiva para o contexto da economia local, beneficiando empreendedores e os pequenos negócios, o João Pedro 2025 é uma festa que atrai visitantes e turistas de outras cidades e regiões do país. Neste ano, a Prefeitura Municipal efetuou, de forma inédita, a antecipação de metade do valor do décimo terceiro salário para todos os servidores públicos.

A medida não só impactou positivamente o ambiente da economia local, como também contemplou o funcionalismo público, reconhecendo a importância do trabalho desempenhado por todos.

João Pedro 2026

Em 2026, o João Pedro de Várzea será realizado de 6 a 12 de julho, mantendo a tradição da festividade no segundo fim de semana do mês, assim como aconteceu neste ano. O anúncio das datas foi realizado pelo próprio prefeito da cidade, Paulo Nóbrega, que destacou a tradição da festa junina fora de época como a mais antiga da Paraíba.