
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta sexta-feira (11) que a possível candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao Governo do Estado em 2026 dependerá exclusivamente de uma decisão coletiva da base governista. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM.
Segundo Azevêdo, caso opte por disputar uma vaga no Senado Federal, como vem sendo especulado, Lucas Ribeiro assumirá automaticamente o comando do Executivo estadual, conforme prevê a Constituição. Nesse cenário, o nome do vice passa a ser natural na linha sucessória, mas o governador preferiu não cravar nenhuma candidatura.
“Se eu sair para ser candidato ao Senado, quem assume o governo é Lucas Ribeiro. A decisão de disputar [o governo] é dele, não minha. Ele vai decidir junto com o grupo. Se optar por ser candidato, terá meu apoio. Se decidir apoiar outro nome, também estarei junto”, destacou Azevêdo.
O chefe do Executivo estadual reforçou que não pretende interferir na construção política para 2026 e que respeitará qualquer definição tomada pelo grupo aliado. “Eu não posso responder pelos outros. Mas qualquer que seja a decisão do grupo, terá meu apoio irrestrito”, afirmou.
Lucas Ribeiro e as articulações para 2026
Vice-governador e nome em ascensão dentro da base aliada, Lucas Ribeiro tem ampliado sua atuação política pelo interior do estado. Nos bastidores, já se movimenta de forma estratégica, estruturando os primeiros passos de uma possível pré-campanha ao Governo da Paraíba, o que reforça a expectativa de continuidade do projeto político de João Azevêdo.
Caso o governador renuncie ao cargo para disputar o Senado, como é previsto no calendário eleitoral, Lucas poderá disputar a reeleição ao governo com a vantagem de estar no exercício do cargo e contar com o apoio da máquina administrativa estadual.
A movimentação aquece as articulações para a sucessão de 2026, com o grupo de Azevêdo buscando manter a coesão política em torno de um nome competitivo. Embora o governador não tenha indicado um favorito, sinalizou que a unidade continuará sendo a base para qualquer definição sobre o futuro da aliança governista.
➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp