PF investiga suspeita de transferências de locais de voto compradas por candidato a vereador no Litoral Norte da Paraíba
PF cumpriu mandados de busca em Mamanguape e Baía da Traição

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (6), a Operação Expresso do Voto, com o objetivo de combater crimes eleitorais nos municípios de Mamanguape e Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba. A ação contou com o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral.

A investigação teve início a partir de uma requisição da própria Justiça Eleitoral, diante de indícios de irregularidades em pedidos de transferência de domicílio eleitoral. Segundo a PF, diversos eleitores teriam apresentado documentos de comprovação de residência falsos para justificar a mudança de local de votação.

Com o avanço das apurações, surgiram indícios de que as transferências fraudulentas teriam sido articuladas e financiadas por um pré-candidato a vereador da região. De acordo com as investigações, eleitores de outros municípios teriam recebido benefícios para alterar seus domicílios eleitorais e se comprometido a votar no suspeito nas eleições municipais de outubro de 2024.

A Polícia Federal também apurou que o candidato investigado disponibilizou veículos para o transporte dos eleitores no dia da eleição, reforçando a suspeita de compra de votos e uso indevido de meios logísticos para aliciamento eleitoral.

Os envolvidos podem responder pelos crimes de captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e falsificação de documento particular para fins eleitorais, previstos nos artigos 299 e 349 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65).

As investigações seguem em andamento sob a coordenação da Delegacia da Polícia Federal na Paraíba.

➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp