Edilma Freire foi secretária municipal de Educação na gestão de Luciano Cartaxo, em João Pessoa

O governador da ParaíbaJoão Azevêdo (PSB), nomeou nesta terça-feira (29) a professora Edilma Freire como nova gerente executiva de Educação de Jovens e Adultos e de Pessoas Privadas de Liberdade da Secretaria de Estado da Educação. Ela assume o cargo no lugar de Célia Varela Bezerra, que foi exonerada na mesma data.

Edilma já ocupou posições de destaque na gestão pública, tendo sido secretária de Educação de João Pessoa durante o governo do então prefeito Luciano Cartaxo (PT), de quem é concunhada. Em 2020, disputou a prefeitura da capital paraibana, ficando em quinto lugar na eleição.

A nomeação é vista como um gesto político que fortalece a influência de Luciano Cartaxo dentro da estrutura estadual, especialmente na área da educação. A escolha de Edilma também marca seu retorno à administração pública após o pleito eleitoral.

A Gerência Executiva que ela passa a comandar é responsável por políticas voltadas à inclusão educacional de jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada, além de coordenar ações pedagógicas voltadas à população carcerária, um dos desafios na promoção do acesso à educação básica no estado.

Confira abaixo a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE):

Reprodução: TCE-PB