Dom Delson lamenta morte do Papa Francisco e destaca legado de humildade e serviço: “Vida simples e dedicada aos que sofrem”
Arcebispo da Paraíba lamenta morte do Papa Francisco: “Vamos ter muita saudade”

O Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, lamentou profundamente a morte do Papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, no Vaticano. Em entrevista à TV Cabo Branco, Dom Delson destacou a humildade e o espírito de serviço que marcaram o pontificado de Jorge Mario Bergoglio, o primeiro papa latino-americano e jesuíta da história da Igreja Católica.

“Agora é o momento de rezarmos a Deus, agradecermos o dom do pontificado do Papa Francisco e nos prepararmos para os próximos tempos e para a escolha do novo Papa. Vamos rezar bastante para que Deus nos dê alguém que possa continuar este espírito do Papa Francisco”, declarou o arcebispo.

Ao relembrar os últimos momentos públicos do pontífice, Dom Delson ressaltou a simplicidade com que Francisco viveu até o fim. “Nos últimos dias, em sua cadeira de rodas, sem as vestes pontifícias, usando calça e algo simples cobrindo o corpo… ele se mostrava muito despojado, demonstrando humildade, uma vida simples, sem outras pretensões além de servir, amar e estar ao lado dos que mais sofrem, sempre com uma palavra inspirada, uma palavra divina.”

Segundo Dom Delson, o legado do Papa Francisco foi profundamente enraizado no Evangelho e na missão da Igreja. “Ele fez tudo isso no espírito evangélico, na mística da Igreja, no cumprimento da sua missão pontifical. Vamos ter muita saudade do Papa Francisco, mas confiamos que o Espírito Santo, que nos deu esse grande pastor, também nos conduzirá na escolha do próximo Papa.”

O Papa Francisco faleceu às 7h35 da manhã no horário de Roma (2h35 em Brasília), após não resistir a um quadro de pneumonia bilateral. O anúncio oficial foi feito pelo cardeal Kevin Farrell, em vídeo divulgado pelo Vaticano: “Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. O bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai.”

Durante os 12 anos em que esteve à frente da Igreja Católica, Papa Francisco conquistou corações em todo o mundo por sua postura acolhedora, sua dedicação aos pobres e marginalizados, e seu compromisso com a renovação pastoral da Igreja. Seu legado continuará inspirando milhões de fiéis.

Leia também: