Arquidiocese da Paraíba lamenta morte do Papa Francisco e convoca fiéis para celebração em sufrágio do 'Santo Padre'
“Papa Francisco parte para a Casa do Pai e deixa um legado de fé e amor à Igreja”, afirmou a Arquidiocese em comunicado

A Arquidiocese da Paraíba manifestou profundo pesar nesta segunda-feira (21) diante da morte do Papa Francisco, aos 88 anos, ocorrida no Vaticano. Em nota oficial, a instituição destacou o legado de fé, amor e serviço do pontífice argentino, que marcou seu papado com gestos de humildade, coragem e proximidade com os mais pobres e excluídos.

“Papa Francisco parte para a Casa do Pai e deixa um legado de fé e amor à Igreja”, afirmou a Arquidiocese em comunicado, convidando os fiéis a participarem de uma Celebração Eucarística em sufrágio do Santo Padre. A missa será realizada às 19h desta segunda-feira, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa.

O arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, também se pronunciou emocionado sobre a perda do líder da Igreja Católica. “É o Papa que marcou tanto a Igreja com o seu exemplo, com o seu testemunho de simplicidade, de desprendimento. Seus gestos eram sempre marcantes e tocantes para nós. E os seus ensinamentos vão ficar sempre no nosso coração”, afirmou.

Dom Delson ainda destacou a importância da oração neste momento de luto e de esperança para o futuro da Igreja. “Vamos rezar pelo descanso eterno do Papa Francisco, por sua Páscoa junto de Deus, neste tempo pascal. E também para que o próximo Papa continue a tradição de Francisco, guiando a Igreja diante dos desafios do mundo atual, marcado por conflitos, guerras e transformações profundas.”

O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, foi o primeiro jesuíta e o primeiro latino-americano a ocupar o trono de Pedro. Desde sua eleição em 2013, destacou-se por uma liderança pastoral centrada na misericórdia, na justiça social e no diálogo inter-religioso. Seu papado representou um marco de renovação e aproximação da Igreja com as realidades humanas mais sofridas.

Neste tempo pascal, a Arquidiocese reafirma a fé na ressurreição e convida os fiéis a manterem viva a memória do Papa Francisco. “Que sua vida continue a inspirar uma fé mais autêntica, misericordiosa e comprometida com os irmãos. Que Deus o receba em sua glória e que o Espírito Santo conduza a Igreja neste novo tempo.”