
Na primeira partida da final do Campeonato Paraibano 2025, deu Sousa. Jogando no Estádio Marizão, neste domingo (23), o Dinossauro precisou insistir muito para vencer o Botafogo-PB por 1 a 0. O gol que garantiu a vantagem na decisão saiu apenas na reta final do segundo tempo, para a alegria dos mais de cinco mil torcedores presentes.
O herói da noite foi Pedro Lima, que marcou de cabeça aos 36 minutos da etapa final após um cruzamento preciso de Iranílson. Com esse resultado, o Sousa agora joga por um empate no jogo de volta para conquistar o título estadual. Já o Belo precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis ou por dois ou mais gols para ser campeão direto.
A partida decisiva será no próximo domingo (30), no Estádio Almeidão, em João Pessoa, às 16h.
O Jogo
O primeiro tempo não teve o ritmo esperado para uma decisão. Jogando em casa, o Sousa teve maior posse de bola e criou mais chances de ataque. A melhor oportunidade veio aos 17 minutos, quando um chute explodiu na rede pelo lado de fora após uma confusão na área.
O Botafogo-PB, por outro lado, optou por uma postura mais cautelosa, administrando o empate e pensando na decisão em casa.
Na segunda etapa, o cenário se manteve: o Sousa pressionando e o Belo se segurando. De tanto insistir, o gol saiu aos 36 minutos. Iranílson fez um cruzamento perfeito, e Pedro Lima, bem posicionado, testou firme para o fundo da rede, sem chances para o goleiro Wallace. A “Bombonera do Sertão” explodiu em festa.
Atrás no placar, o Botafogo-PB finalmente se lançou ao ataque. Com as alterações ofensivas promovidas pelo técnico João Burse, o Belo pressionou nos minutos finais, mas pecou na finalização. Coube ao Sousa segurar a vantagem até o apito final do árbitro Raphael Claus.
Ficha Técnica
Sousa 1 x 0 Botafogo-PB
Gol: Pedro Lima, aos 36 minutos do segundo tempo.
Público: 6.664 torcedores
Renda: R$ 60.330,00
Local: Estádio Marizão, Sousa-PB
Arbitragem:
• Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
• Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Fabrini Bevilaquia Costa (Fifa-SP)
• VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa-SP)
Cartão amarelo: Henrique Dourado (Botafogo-PB)
Escalações:
Sousa: Bruno Fuso; Iranílson, Uesles Moura, Marcelo Duarte e Fernando Ceará; Hebert Cristian (Pedro Lima), Felipe Jacaré, Wellisson (Wellington Júnior) e Luan Rodrigues (Bruno Matos, depois Jackson); Diego Ceará (Patrick) e Ian Augusto. Técnico: Paulo Foiani.
Botafogo-PB: Wallace; Erick (Rafinha), Reniê, Wendel Lomar e Evandro; Gama, Thallyson (JP Iseppe), Guilherme Santos e Rodrigo Alves (Lucas Lopes); Henrique Dourado (Kauê Canela) e Gustavo Ramos (Riquelmo). Técnico: João Burse.
Agora, as atenções se voltam para o próximo domingo. No Almeidão, a história do Campeonato Paraibano 2025 terá seu desfecho. Quem levará a melhor?