
Enquanto isso, no mesmo período, a proporção de pessoas sem instrução ou com o ensino fundamental incompleto caiu de 73,6% para 47,5%.
Na Paraíba, considerando a população com 25 anos ou mais de idade, a proporção de pessoas com nível superior quase triplicou entre 2000 e 2022, passando de 5,3% para 14,5%, um crescimento de 9,2 pontos percentuais (p.p.). Entretanto, o indicador paraibano para 2022 (14,5%) ficou abaixo da média brasileira (18,4%), sendo o 8º menor do país. Por outro lado, ficou acima da média nordestina (13,0%), o 3º maior da região, abaixo apenas dos valores observados no Rio Grande do Norte (15,1%) e em Sergipe (14,9%).

De forma geral, a pesquisa mostra que, no período de 22 anos, houve uma melhora significativa no nível de instrução da população paraibana, com queda acentuada no percentual de pessoas sem instrução ou sem concluir o ensino fundamental, que caiu de 73,6% em 2000 para 47,5% em 2022; aumento considerável, de 11,2% para 26,3%, na proporção de pessoas com nível “médio completo ou superior incompleto”; enquanto a parcela da população com “Fundamental completo e médio incompleto” passou de 8,1% para 11,7%.
