Deputado Chico Mendes aponta possível mudança partidária de Cícero Lucena com foco em candidatura ao Governo da Paraíba em 2026
Chico Mendes Mendes defendeu a necessidade de um debate amplo dentro da base governista para a escolha do candidato ao governo estadual - Foto: Reprodução / TV Diário do Sertão

O deputado estadual Chico Mendes (PSB) afirmou nesta segunda-feira (20) que o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), pode mudar de partido com vistas a uma eventual candidatura ao Governo da Paraíba em 2026. A declaração foi dada durante entrevista à TV Diário do Sertão, na qual Mendes defendeu a necessidade de um debate amplo dentro da base governista para a escolha do candidato ao governo estadual.

Segundo o parlamentar, Cícero Lucena, atualmente filiado ao Progressistas (PP), está em um movimento de pré-campanha e sua eventual troca de partido é vista com naturalidade. “Nós vamos fazer um amplo debate, com todos esses partidos [da base governista], com todos os presidentes, passando pelo Republicanos, pelo PT, pelo PP, passando por Cícero Lucena, que é do PP, mas provavelmente terá outra agremiação partidária. Respeitamos esse movimento do prefeito de João Pessoa que já está em pré-campanha, não vamos nos enganar. Estou falando como deputado estadual, mas posso falar como líder do governo e reconheço que é mais do que legítima essa postulação”, declarou Mendes.

O deputado também destacou que a pré-candidatura de Cícero Lucena deve ser analisada junto a outras possibilidades dentro da base, como as candidaturas do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) e do secretário de Estado Deusdete Queiroga (PSB). Mendes ressaltou que essas postulações são legítimas e devem ser debatidas coletivamente pelos partidos aliados.

“Reconhecendo a candidatura de Cícero Lucena, que é de São José de Piranhas em legitimidade. Cícero tem legitimidade de ser pré-candidato a governador da Paraíba. Adriano Galdino tem legitimidade de ser pré-candidato a governador da Paraíba. O natural, João [Azevêdo] saindo ou ficando no governo, para mim é fazer um amplo debate, incluindo todos os partidos aliados, inclusive a do PSB que é do secretário Deusdete Queiroga”, completou Mendes.

O parlamentar reforçou a importância de manter a unidade da base governista em um eventual processo de definição de candidatura, destacando que o debate interno será essencial para consolidar uma escolha que represente os interesses do grupo político no cenário eleitoral de 2026.

Leia também:

Confira o trecho da entrevista: