O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de João Pessoa (CMMU-JP) realizará, na próxima sexta-feira (10), às 10h, a primeira reunião de 2025. O encontro, que acontecerá na sede da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), no bairro do Cristo Redentor, terá como principal pauta o reajuste anual da tarifa de ônibus da capital paraibana.
Além disso, outros temas relacionados ao trânsito, transporte público e segurança viária serão debatidos. A reunião contará com a presença de representantes de diversas instituições públicas e privadas, reforçando o caráter plural das discussões sobre mobilidade na cidade.
Quem participa do CMMU-JP?
O CMMU-JP é composto por uma ampla gama de entidades, incluindo a Semob-JP; as secretarias de Planejamento (Seplan), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Educação e Cultura (Sedec) e Participação Popular (SEPP).
Também fazem parte do conselho representantes da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), sindicatos de motoristas e trabalhadores em transporte urbano (como o Sintur-JP), organizações estudantis, como o Diretório Central dos Estudantes da UFPB (DCE/UFPB), e representantes do ensino público e privado.
Pautas importantes
De acordo com o superintendente de Mobilidade Urbana da capital, Expedito Leite Filho, a reunião servirá para avaliar os custos operacionais do transporte público e discutir a planilha tarifária. Além disso, serão apresentados os projetos já executados pela gestão municipal em 2024 e os que estão previstos para 2025.
“A ideia é ouvir todas as partes e aprimorar o sistema de mobilidade urbana para atender melhor à população. É um espaço importante para debatermos soluções que impactam diretamente o dia a dia dos cidadãos”, explicou Expedito.
A tarifa de ônibus em João Pessoa é uma das mais caras do Nordeste. Após o reajuste de 20 centavos em janeiro de 2024, o preço da passagem subiu de R$ 4,70 para R$ 4,90, representando um aumento de 4,2%. O valor só é inferior ao cobrado em Salvador, capital da Bahia.