Na manhã desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição para a Mesa Diretora referente ao biênio 2025-2026. A sessão preparatória foi marcada pela reeleição do deputado Adriano Galdino (Republicanos) como presidente, por unanimidade, em um pleito com chapa única e votação aberta e nominal, na qual cada parlamentar anunciou seu voto.
A votação também contou com participação remota. Os deputados Anderson Monteiro (MDB), Danielle do Vale (Republicanos), Dr. Romualdo (MDB), João Paulo Segundo (PP) e exerceram o direito de voto de forma online. O deputado Wallber Virgolino (PL) não compareceu à sessão ordinária, mas justificou a ausência pela participação em uma audiência judicial no interior do Estado.
Para o 2º biênio da 20ª Legislatura apenas uma chapa foi inscrita. A Mesa Diretora que irá administrar o Poder Legislativo a partir de fevereiro de 2025 será composta pelo presidente reeleito Adriano Galdino; Felipe Leitão – 1º vice-presidente; Cida Ramos – 2º vice-presidente; Taciano Diniz – 3º vice-presidente; Fábio Ramalho – 4ª vice-presidente; Tovar Correia Lima – 1º secretário; Eduardo Carneiro – 2º secretário; Anderson Monteiro – 3º secretário; Jane Panta – 4º secretário; Sargento Neto – 1º suplente; Galego Souza – 2º suplente; Eduardo Brito – 3º suplente e Júnior Araújo – 4º suplente.
Adriano Galdino, que já preside a Casa Epitácio Pessoa, destacou os pilares de sua gestão e reforçou seu compromisso com a independência do Legislativo. “Continuar o trabalho de diálogo, de tranquilidade, de contribuir, de produzir, para que a gente possa, cada vez mais, construir uma Paraíba mais justa para todos”, declarou.
Galdino também reafirmou sua posição como um parlamentar alinhado ao governo do estado, mas sem abrir mão de sua autonomia. “Exercerei um novo mandato com tranquilidade, com o Poder Legislativo independente, e todos conhecem a minha posição. Sou um deputado da base do governo, acredito na gestão do governador João Azevêdo, que faz uma gestão diferenciada na Paraíba, mas todos sabem que não sou subordinado a ninguém. Tenho minhas convicções próprias como deputado, e, na função de presidente, continuarei defendendo o Poder Legislativo”, disse.
A sessão reforçou a manutenção de um clima de estabilidade administrativa e política na ALPB, com Adriano Galdino indicando que seguirá priorizando diálogo e integração com os demais parlamentares, além de apoiar ações que promovam o desenvolvimento da Paraíba.
NOVA ELEIÇÃO
Nos últimos dias, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou um projeto de resolução que alterou o calendário para a eleição antecipada da Mesa Diretora, ajustando-se ao entendimento recente do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida ocorreu após questionamento feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o processo eleitoral, que havia sido realizado de forma antecipada, ainda em fevereiro de 2023.
De acordo com o presidente da ALPB, Adriano Galdino (Republicanos), a mudança se fez necessária para que a Casa se adeque à decisão do STF, que determinou, em casos envolvendo os estados de Pernambuco e Sergipe, que eleições para o segundo biênio das legislaturas só podem ocorrer após o mês de outubro do ano que antecede o início do período legislativo.