Processo de cassação do prefeito foi anulado pelo desembargador Marcos Cavalcanti - foto: Reprodução
Dois novos processos de cassação contra o prefeito terão abertura nesta semana - Foto: Reprodução

Uma nova sessão do processo de cassação do prefeito de Lucena, Léo Bandeira, será realizada pela Câmara de Vereadores da cidade nesta terça-feira (1). Atualmente três pedidos de cassação do gestor público tramitam no legislativo de Lucena, um dos três processos está suspenso pela Justiça. Os três pedidos de cassação apresentam como base o fato de o prefeito seguir pagando os salários do vice-prefeito que teve seu mandato cassado pela Câmara. 

Na sessão de terça-feira serão ouvidas as testemunhas de defesa e acusação de um dos pedidos de cassação. Na quinta-feira (4) os citados retornarão à Câmara, mas para tratarem sobre outro dos três processos de cassação protocolados. O primeiro pedido de cassação foi protocolado em 2023, onde foram feitos oito pontos de denúncias. Atualmente, o processo está suspenso pela justiça, até que seja analisado os méritos. Outros dois processos de cassação foram apresentados em fevereiro, deste ano. 

O primeiro denuncia o pagamento irregular de salários a secretários, inclusive a primeira-dama. E pagamentos irregulares acima do permitido ao procurador do município. Já o segundo se trata do pagamento irregular ao vice-prefeito cassado pela justiça, além do atraso e não publicação em Diário oficial de projetos do legislativo municipal. 

Uma ação popular foi feita na justiça contra os atos do prefeito Léo Bandeira. A ação também pede o afastamento do prefeito da gestão municipal. A ação popular aguarda a decisão da 3ª Vara Mista de Cabedelo.