O atacante Lucas Mineiro do Treze, revelou ter sofrido ataques racistas por parte de um torcedor durante o primeiro jogo disputado entre Treze e Sousa pela semifinal do Campeonato Paraibano 2024. O confronto entre as duas equipes aconteceu no estádio Marizão, em Sousa. Conforme registrado em súmula pelo árbitro da partida, o autor das ofensas raciais estava infiltrado na torcida do Sousa.
O árbitro Afro Rocha descreveu na súmula que o torcedor afirmou “Você é um macaco” para Lucas Mineiro. Através das redes sociais o Treze publicou uma nota de repúdio ao episódio e garantiu que ajudou o jogador a tomar as medidas legais contra o agressor. “Representantes do Clube orientaram o atleta, acompanhando e auxiliando no registro da ocorrência do crime, que tambem já foi feito”.
“Os sousenses, nordestinos como os trezeanos, paraibanos como os trezeanos, gente simples, trabalhadora como os trezeanos, conhecem muito bem a face do preconceito. Seguramente não aprovam nem incentivam a intolerância mais desprezível que existe: a que discrimina pessoas em função da cor de sua pele, e que lamentavelmente aconteceu hoje na principal praça de esportes da cidade”, escreveu a equipe de Campina Grande evitando vincular de qualquer forma o episódio a imagem dos torcedores do Sousa ou da equipe.
O Sousa divulgou nota repudiando o ato e disse que vai ajudar na apuração do caso. “O Sousa Esporte Clube sempre se posiciona em relação a causas muito importantes para a nossa sociedade e não tolerará atitudes de qualquer natureza de preconceito, reiterando seu compromisso para que casos como este não mais se repitam e mostrando sua solidariedade com o atleta”, diz trecho da nota. O Sousa venceu o confronto com Treze por um placar de 2 a 1. Os dois voltam a se encontrar na próxima quarta-feira (3), Amigão onde definirão que irá a grande final do estadual.