Governo Federal confirmou situação emergencial em 11 cidades paraibanas - Foto: Agência Brasil
Governo Federal reconheceu estado de emergência em mais duas cidades paraibanas - Foto: Agência Brasil

O governo Federal por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu situação de emergência provocada pela estiagem em mais duas cidades paraibanas. Os municípios de Marizópolis e São José do Bonfim foram incluídos na lista de municípios paraibanos que também sofrem com a falta de chuva. A portaria com o reconhecimento da situação das duas cidades foi publicada no Diário Oficial da União.  

O reconhecimento da situação de emergência ou estado de calamidade pública por parte da Defesa Civil permite que cidades solicitem recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.  

As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). 

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.