O Instituto Majoritário de Pesquisas e Estatísticas (Imape) divulgou nesta sexta-feira (29) resultado de pesquisa eleitoral para a Prefeitura de Santa Luzia, referente ao pleito municipal de 2024. De acordo com os dados da sondagem, o pré-candidato Henry Lira (Republicanos) está na frente com 51,7% das intenções de voto dos eleitores santaluzienses.
O resultado da pesquisa estimulada mostra que Henry Lira está com mais de o dobro do segundo pré-candidato na disputa, o vereador Netto Lima (MDB), presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia, que aparece na consulta com 23,3% pontos.
Ainda segundo a pesquisa, 17,4% dos entrevistados não souberam responder ou não opinaram; enquanto que 7,6% afirmaram votar branco ou nulo.
A margem de erro é de 4,0% (quatro pontos percentuais), para mais ou para menos, e o nível de confiança estimado é de 95%.
O Instituto Imape realizou o levantamento de forma presencial, em Santa Luzia, no último sábado, dia 23 de dezembro. Ao todo, foram 592 entrevistas realizadas, em sete bairros da zona urbana de Santa Luzia. Foram eles: Antônio Bento, Antonio Ivo, Centro, Frei Damião, Nossa S. de Fátima, São José, São Sebastião e a comunidade “Baixo Monte”.
CONFIRA O RESULTADO DETALHADO:
(Pesquisa estimulada)
– Henry Lira: 51,7%;
– Netto Lima: 23,3%;
– Não sabe ou não opinou: 17,4%;
– Branco/Nulo: 7,6%
52,4% PREFEREM CANDIDATURA DA SITUAÇÃO
A pesquisa do Instituto Imape buscou identificar o perfil político preferido dos eleitores de Santa Luzia para o futuro prefeito. E, para 52,4% dos entrevistados, o eleito deverá representar a situação, ou seja, que esteja alinhado politicamente com o atual prefeito José Alexandre de Araújo (Zezé).
Nesse ponto da pesquisa, quem leva vantagem é o pré-candidato Henry Lira, que atualmente é secretário municipal de Gestão Pública e conta com o apoio do gestor Zezé, e de seu vice-prefeito Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega (Chicão).
15,9% OPTAM POR NOME DA OPOSIÇÃO
Para 15,9% dos entrevistados, o candidato eleito deverá representar a oposição em Santa Luzia. No caso, atualmente, o vereador Netto Lima (MDB) está alinhando politicamente com grupo político Bento de Morais, que está fora do poder no município, sendo representado pelo ex-senador Efraim Morais; pelo atual senador Efraim Filho, o deputado estadual George Morais e o ex-prefeito Ademir Morais.
Já 14,4% não souberam responder ou não opinaram; 11,5% indicaram como candidato de preferência um nome que seja fora da atual política partidária; enquanto que 5,8% apontaram que o eleito não seja nenhum deles.
TENDÊNCIA DE VOTO
Dentro do levantamento, os consultores do Imape apresentaram a seguinte pergunta aos entrevistados: “A sua maior tendência é votar para prefeito em 2024, em um candidato apoiado pela situação ou pela oposição?”
Para 55% dos entrevistados em Santa Luzia, a tendência é votar em um candidato que represente a situação; enquanto que 22,5% afirmaram optar pela oposição; e 22,5% não souberam responder ou não opinaram.
AFIRMAÇÃO DE VOTO
O Instituto Imape ainda aferiu a possibilidade de alternância de voto do eleitor santaluziense.
Entre os entrevistados que indicaram votar em Henry Lira, 76,8% afirmaram não mudar o voto de jeito nenhum. Já 20,9% disseram que o voto estava firme, mas que pode alternar, enquanto que 2,3% não souberam responder ou não opinaram.
Já entre os entrevistados que disseram votar em Netto Lima, 29,1% confirmaram o voto de maneira irrevogável no pré-candidato emedebista; 11,2% afirmaram que o voto está firme no candidato da oposição, mas que pode mudar; enquanto que 59,7% preferiu não responder ou não opinar.
REJEIÇÃO
A pesquisa ainda buscou conhecer a rejeição do eleitor santaluziense em relação as candidaturas. Nesse cenário, o Instituo Imape utilizou o método de entrevista espontânea, ou seja, que é quando não é dada nenhuma alternativa para resposta do entrevistado.
O mais rejeitado foi Netto Lima, com 12,5% das indicações. Henry Lira foi citado por 11,3%; nenhum (8,8%), nada contra nenhum (8,4%), a oposição (3,4%), a situação (1%), Ademir Morais (1,9%), Zezé (1%); outros candidatos (0,8%); os Bentos (0,7%); Efraim Morais (0,5%); Dr. Galileu (0,3%) e 49,3% não souberam ou não opinaram.