Tributária: aprovação é 'maturidade' da política para lidar com divergências, diz Lula - Foto: Foto Paulo Pinto/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (16) que a aprovação da reforma tributária pela Câmara nesta sexta-feira (15) demonstra “maturidade” da classe política para lidar com as divergências ideológicas no Congresso.

Lula deu a declaração depois de participar da cerimônia de assinatura de contrato para a construção de habitações populares em Itaquera, Zona Leste de São Paulo.

Concluída a votação no Congresso Nacional, a reforma tributária vai para promulgação, e será incorporada à Constituição. Entre os principais pontos, estão a criação do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA); a definição de uma cesta básica nacional isenta de impostos; e a instituição do Imposto Seletivo, chamado de “imposto do pecado” (veja mais detalhes aqui).

“Essa semana foi uma demonstração de que é possível a gente fazer política com a diversidade, conseguindo aprovar as coisas de interesse do país. O fato de ter aprovado a reforma tributária ontem [sexta-feira] é um fato histórico nesse país, porque é a primeira vez que se aprova a reforma tributária num regime democrático. E foi aprovada com todas as divergências, todas as tendências possíveis dentro do Congresso”, disse Lula à TV Globo.

“Eu acho que é uma demonstração de maturidade . Eu acho que apesar das divergências , de sermos de direita, de esquerda, do centro, do meio, tem uma hora que as pessoas têm que refletir sobre o Brasil”, completou o presidente
Antes disso, durante discurso no evento, Lula afirmou que a aprovação da reforma foi um “fato histórico” para o Brasil (veja no vídeo abaixo). E elogiou a atuação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na coordenação das negociações em torno da proposta.