O presidente Lula avalia que acordo poderá ser firmado em 2023 - Foto: Agência Brasil
O presidente Lula avalia que acordo poderá ser firmado em 2023 - Foto: Agência Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou na manhã desta segunda-feira (17) que a aproximação entre União Europeia (UE), Mercosul e países caribenhos será fundamental para lidar com os “grandes desafios do nosso tempo”. Lula concedeu uma entrevista coletiva ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. 

Segundo a líder da comissão europeia, esses desafios ficaram mais evidentes após a pandemia, a guerra entre Rússia e Ucrânia e, em especial, à constatação cada vez mais evidente do quão “monumental” é o desafio com relação às mudanças climáticas. Encontro não ocorria há oito anos. 

“Por isso dou boas-vindas e saúdo o ressurgimento do Brasil como grande ator no cenário global. Isso vem em boa hora e já tem um bom impacto positivo para a parceria estratégica entre nossas duas regiões”, disse a presidenta da Comissão Europeia. 

“Um acordo entre Mercosul e União Europeia equilibrado, que pretendemos concluir ainda este ano, abrirá novos horizontes. Queremos um acordo que preserve a capacidade das partes de responder aos desafios presentes e futuros”, disse Lula. 

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, também tem manifestado expectativa de os blocos concluírem um acordo comercial ainda no segundo semestre de 2023.