Por Ângelo Medeiros
Quem acompanha diariamente os bastidores da política, lê os veículos de imprensa ou participa das discussões em grupos de WhatsApp na Paraíba, já percebeu o crescimento de Tibério Limeira em termos de liderança política. Existe atualmente um apelo crescente de várias lideranças pela indicação do jovem presidente do PSB em João Pessoa e atual secretário de Estado da Administração, para representar o campo socialista/progressista como candidato à Prefeitura de João Pessoa.
Diferentemente de outros anos, quando candidaturas foram impostas ao eleitor da Capital, a possível postulação de Tibério Limeira faz o caminho inverso.
Não é algo por imposição, é uma construção. Saindo, inclusive, de seu controle e do até do controle do governador João Azevedo, liderança maior do PSB, que defende publicamente a continuidade da aliança com o atual prefeito, Cícero Lucena (PP).
O nome de Tibério cresce gradativamente, de fora pra dentro, em movimento natural. E, se continuar assim, daqui a pouco qualquer decisão ou posição não pertencerá mais nem ao governador João, muito menos ao próprio Tibério.
O presidente municipal do PSB tem conseguido a simpatia espontânea de todas as principais lideranças de partidos de esquerda em João Pessoa. Quem acompanhou de perto o último encontro de nove partidos desse campo na Capital, sabe o que estou dizendo.
E esse crescimento é natural, sem fazer muito esforço. É algo que chama a atenção, inclusive, de militantes históricos do Partido Socialista Brasileiro, que começam a enxergá-lo como uma nova liderança política, que poderá “reoxigenar” os quadros do PSB.
Habilidoso, Tibério é considerado um quadro técnico de destaque. Ele teve uma atuação importante na articulação política do então candidato à reeleição, João Azevêdo, nas eleições estaduais de 2022.
É bom abrir o olho. Tibério mira pra deputado estadual em 2026, mas pode ser instado a encurtar a distância política já em 2024.
E não adianta atacarem o rapaz e tentarem jogá-lo contra o vice-prefeito Léo Bezerra. Não é essa cadeira que os defensores de Tiberio estão de olho.